Código do projeto:
207/2019
Titulo do projeto:
SEÇÃO DA CROSTA E DO MANTO LITOSFÉRICO SUBCRUSTAL DA PARTE NORTE DA SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL: RELAÇÃO COM OS DISTRITOS DIAMANTÍFEROS E PROSPECÇÃO DE ROCHAS FONTES PRIMÁRIAS
Pesquisador Responsável:
PEDRO ANGELO ALMEIDA ABREU E WILBOR POLETTI
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Descrição do projeto:
NA PORÇÃO NORTE DA SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL (SDEM) ASSENTAM-SE OS SEUS TRÊS PRINCIPAIS DISTRITOS DIAMANTÍFEROS, I. E., SÃO JOÃO DA CHAPADA, SOPA-GUINDA E EXTRAÇÃO. A GEOLOGIA DE SUPERFÍCIE DA ÁREA SE ACHA DETALHADA (COM MAPAS GEOLÓGICOS, PETROGRAFIA E LITOGEOQUÍMICA) E OS ESTUDOS DE ANÁLISE DE BACIAS PERMITIRAM CARACTERIZAR A PRESENÇA DE CALHAS SINSEDIMENTARES QUE ATUARAM COMO NÍVEL DE BASE LOCAL PARA ACOLHER OS DEPÓSITOS DE CONGLOMERADOS DIAMANTÍFEROS, ALÉM DE INDICAR AS BRECHAS DIAMANTÍFERAS AFLORANTES COMO DEPÓSITOS DO TIPO MAAR, RELACIONADOS A VULCANISMO FREATOMAGMÁTICO. LEVANTAMENTO GRAVIMÉTRICO RECENTE, UTILIZANDO GRAVÍMETRO CG-5 CEDIDO PELO PROGRAMA PEGBR DO OBSERVATÓRIO NACIONAL PERMITIU DISTINGUIR COMPARTIMENTOS BACIAIS E TECTÔNICOS MAIORES DA SDEM, RESULTANDO EM NOVA FRONTEIRA DE ESTUDOS, OU SEJA, O MAPEAMENTO GEOFÍSICO EM ALTA RESOLUÇÃO DA CROSTA E MANTO LITOSFÉRICO SUBCRUSTAL DA REGIÃO. O LEVANTAMENTO COMPOSTO DE MAGNETOMETRIA RASA DE ALTA RESOLUÇÃO (CSAMT-STRATAGEM), ASSOCIADO A LEVANTAMENTO MAGNETOTELÚRICOS DE BANDA LARGA E DE LONGO PERÍODO PROJETA AMBOS, A POTENCIAL LOCALIZAÇÃO DE ROCHAS PRIMÁRIAS DOS DIAMANTES DA SDEM E O IMAGEAMENTO DA CROSTA/MANTO LITOSFÉRICO DA BORDA SUDESTE DO CRÁTON DO SÃO FRANCISCO E SUAS RELAÇÕES COM OS DISTRITOS DIAMANTÍFEROS (SENSU JONES ET AL., 2009 E REFERÊNCIAS CITADAS NESSE TRABALHO - LITHOS, 2009, 112S: 83?92).
Instituição financeira:
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Status do projeto:
SUBMETIDO
Quantidade de estações previstas:
82
Data de retirada prevista:
11/03/2020
Data de devolução prevista:
02/08/2020
Local do levantamento:
DIAMANTINA/MG
Coordenadas:
Norte: -12.24; Oeste: -38.74 Sul: 0.00; Leste: 0.00
|
Observação do usuário:
OS TRABALHOS DESTE PROJETO SERÃO EXECUTADOS EM COOPERAÇÃO COM 4 DOCENTES E 2 MESTRANDOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA DO ICT/UFVJM E 4 GRADUANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA DO ICT/UFVJM. O CSAMT STRATAGEM E O MAGNETOTELÚRICO METRONIX ADU07 SERÃO UTILIZADOS NA PROSPECÇÃO DE ROCHAS ÍGNEAS FONTES DOS DIAMANTES DOS DISTRITOS DIAMANTÍFEROS DA PARTE NORTE DA SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL, OU SEJA, OS TRABALHOS SERÃO DESENVOLVIDOS EM DOMÍNIOS RESTRITOS ONDE AFLORAM AS METABRECHAS DA FORMAÇÃO SOPA-BRUMADINHO, CONSIDERADAS COMO VENT BRECCIAS PRODUZIDAS POR VULCANISMO FREATOMAGMÁTICO. ESTIMA-SE, DE ACORDO COM A GEOLOGIA DE SUPERFÍCIE, QUE OS DUTOS PRIMÁRIOS DAS ROCHAS DIAMANTÍFERAS SITUEM-SE ENTRE 250 E 1000 METROS DE PROFUNDIDADE. O TEMPO ALGO REDUZIDO PARA OBTENÇÃO DE MEDIDAS COM OS APARELHOS CSAMT-STRATAGEM E O METRONIX ADU07, VIABILIZA O USO SIMULTÂNEO DO MT-LONGO PERÍODO LEMI-417, ESTABELECIDOS EM ESTAÇÕES PARA COLETA DE DADOS POR CERCA DE 15 DIAS EM CADA ESTAÇÃO, PARA A CONSTRUÇÃO DOS PERFIS CRUSTAL/SUB-CRUSTAL DA BORDA SE DO CRÁTON DO SÃO FRANCISCO E SUA CONEXÃO COM A SDEM. SERÃO EXECUTADAS 2 TRANSECTAS W-E SUB-PARALELAS AO LONGO DOS PARALELOS 18°00 E 18°22´ (EQUIDISTANTES CERCA DE 45 KM), RESPECTIVAMENTE LASSANCE - PENHA DE FRANÇA E CORINTO - SERRA AZUL DE MINAS, INTEGRADAS ATRAVÉS DE PERFIS N-S, SENDO ADICIONADAS ALGUMAS ESTAÇÕES ADJACENTES A NORTE E A SUL DAS TRANSECTAS. CONSIDERANDO A DISTÂNCIA MÉDIA DE 25 KM ENTRE AS ESTAÇÕES SERÃO ESTABELECIDAS CERCA DE 22 ESTAÇÕES PARA A COMPOSIÇÃO DO MAPA MAGNETOTELÚRICO DA PARTE NORTE DA SDEM, PORTANTO, OS LEVANTAMENTOS SENDO INICIADOS EM 11/03/2020 E UTILIZANDO-SE SIMULTANEAMENTE 2 LEMI-417 PROJETA-SE O FIM DOS LEVANTAMENTOS PARA O FINAL DE JULHO/2020. BUSCAREMOS OS APARELHOS EM VEÍCULO APROPRIADO E PRETENDEMOS TRAZER CONOSCO O TÉCNICO RONALDO DO ON PARA PRESTAR TREINAMENTO AO NOSSO CORPO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE USO E MANEJO DOS APARELHOS EM CAMPO POR PELO MENOS 5 DIAS.
Gerente responsável:
SERGIO FONTES
Período de Utilização:
|